O bairro de Pompéia, em São Paulo, é considerado a Liverpool brasileira. Isso porque, entre a década de 1960 e 1970, os irmãos Arnaldo Baptista e Sérgio Dias viveram na região. Os músicos fizeram parte dos Mutantes, e acabaram por influenciar o surgimento de diversas outras bandas, como Made in Brazil e Tutti Frutti. Considerando que Liverpool, na Inglaterra, foi o berço de grandes nomes como o The Beatles, o apelido é compreensível. Além dessa “veia artística”, porém, o Pompéia tem uma inclinação à saúde! Isso uma vez que os moradores da região, por exemplo, se preocupam bastante com o próprio bem-estar. Afinal, é sempre interessante manter o que a cidade já proporciona. Para isso, uma ótima ferramenta é a prática de atividades físicas. Já quando o esporte provoca lesões, a saída mais eficaz é a fisioterapia no Pompeia!
Pompeia é conhecida, primeiro, por seu potencial cultural. O SESC Pompeia, na região, é dos principais pontos nesse quesito, com diversas atividades. Quadras esportivas e piscina também fazer parte do lazer da área.
Todo esse charme e desenvolvimento se iniciou em 1910, quando surgiu um loteamento dividindo as chácaras da região em um bairro. Logo a área atraiu uma série de imigrantes, principalmente italianos e portugueses, e se desenvolveu bastante no quesito industrial. Quando as Indústrias Matarazzo foram criadas, em 1920, o bairro se tornou quase que exclusivamente a moradia de operários, que ficavam mais próximos ao seu trabalho.
O que é a fisioterapia?
A fisioterapia é uma especialidade médica que trata lesões e doenças em diversas regiões do corpo. Normalmente, ela é empregada para a terapia de problemas motores, que prejudicam, por exemplo, a movimentação de braços e pernas. É por isso que ela é a indicada em casos de lesão durante a prática física, pois consegue restaurar o bem-estar do indivíduo.
Não apenas nessas situações, no entanto, a fisioterapia contribui. Em caso de acidentes, quedas, doenças locomotoras, comprometimento de movimentos devido a um AVC e outros, a técnica médica também atua. Assim como no caso de vícios de postura, que podem causar dores e problemas na coluna.
Além disso, a fisioterapia consegue prevenir boa parte destes problemas. Por meio de uma série de exercícios, ela garante a movimentação correta do indivíduo, evitando que vícios do corpo prejudiquem suas estruturas ao longo do tempo.
Para tudo isso, esse tipo de terapia se utiliza de uma série de técnicas. Como os já citados exercícios físicos coordenados, que focam sua atuação em uma parte do corpo. Há também a acupuntura, e a massoterapia, que consiste em técnicas que massagem para relaxamento dos músculos. A cinesioterapia, por sua vez, realiza a movimentação dos músculos, ligamentos, articulações e mais.
Já a termo terapia usa do calor e do frio para o atendimento, enquanto a mecanoterapia se faz valer de aparelhos mecânicos para alongar e fortalecer a musculatura. São muitas outras possibilidades, e o paciente utiliza a mais adequada a seu corpo e condição.
Para isso, o diagnóstico do indivíduo é feito de forma completa e cuidadosa, por meio de diversos exames. Como exames laboratoriais, físicos, de ultrassonografia, raio X e o que mais se fizer necessário.
Definição do atendimento
Além dos exames físicos, uma parte importante do diagnóstico é a conversa entre médico e paciente. Por meio desse bate-papo, o especialista pode conhecer os hábitos de vida do indivíduo, o histórico de seus sintomas e situações semelhantes. A ocorrência de problemas na família é igualmente analisada, pois uma série de problemas nas articulações e músculos tem fator hereditário.
É por meio dos exames e consulta, então, que o fisioterapeuta consegue definir o quadro exato do paciente, suas lesões e causas, e tratá-las. No caso de haver apenas a predisposição ao desenvolvimento de um problema, o médico pode estabelecer as melhores formas para preveni-lo.
Fisioterapia no Pompeia: para o joelho
São diversas as condições que podem prejudicar os joelhos. Elas surgem por fatores igualmente diversos: a prática incorreta de esportes, a má postura, vício de movimentos, quedas, predisposição genética e outras. Isso porque o joelho é uma das partes do corpo que sustenta maior peso. Além disso, a região é composta por uma grande interligação de componentes, o que o deixa suscetível a lesões.
Dos problemas que a fisioterapia no Pompéia pode tratar está, por exemplo, a tendinite. A condição ocorre quando há inflamação dos tendões, causando dor intensa. Já a artrose é originada pelo processo de desgaste das cartilagens da perna.
As lesões meniscais, por outro lado, comprometem os meniscos. Essas são estruturas fundamentais para o amortecimento do atrito entre os ossos. Já a luxação da rótula acontece quando há o deslocamento externo desse osso. A maioria desses problemas pode causar, além da dor, inchaço, vermelhidão, formigamento e mais.
Logo que diagnosticada a condição, então, o fisioterapeuta indica o tratamento mais adequado. O tempo dessa intervenção varia bastante, de acordo com o progresso individual do paciente. Ademais, é indicado tomar alguns cuidados, como evitar sapatos de salto, ter cuidado com o alinhamento dos joelhos e praticar exercícios que fortaleçam a região.
Fisioterapia para o quadril
Assim como os joelhos, o quadril é uma área que suporta bastante peso. Nesse caso, de todo o tronco! Por isso, é fundamental que a região seja forte e equilibrada. Caso não seja, começam a ocorrer problemas, dores e até doenças, que serão tratadas com a ajuda do fisioterapeuta.
O quadril é constituído pelo fêmur, o osso Ilíaco, cápsulas, músculos, ligamentos e o labrum, uma estrutura fibrocartilaginosa. Qualquer uma dessas estruturas pode gerar problemas, inclusive devido a impactos diretos. O aumento do peso do organismo pode, da mesma forma, acabar por desenvolver algo a ser tratado. Por isso, a terapia no quadril é indicada quando existem problemas ou predisposição a eles. Problemas como a tendinopatia, lesões do esporte, desgaste dos ossos e vários outros.
As condições podem provocar diversos sintomas. Geralmente, por exemplo, há a dor constante na região. A postura e equilíbrio do corpo também ficam comprometidas. Todas as técnicas já citadas da fisioterapia, então, são utilizadas para o trato das condições. Quando o tratamento é realizado por meio de exercícios físicos, a prática precisa ser realizada tanto no consultório, quanto em casa, para que tenha bons resultados.