Clinica de Fisioterapia Paraíso / SP

Cuidar da saúde é algo fundamental. Para isso, é preciso se alimentar bem, realizar atividades físicas e até controlar os níveis de estresse. Além disso, a fisioterapia pode servir como uma forma de prevenção de problemas. Ou seja: mais do que tratar situações motoras, a especialidade médica consegue evitar que elas aconteçam! Saiba todas as vantagens da fisioterapia no Paraíso, bairro nobre de São Paulo.

O que é a fisioterapia?

Não é incomum que, ao andar, as pessoas percebam uma “dorzinha”. Principalmente em áreas como os joelhos e o quadril, que são bastante demandadas para a locomoção. Esse tipo de sintoma é comum porque a movimentação provoca atritos mais fortes entre músculos, ossos, ligamentos e outros.

Não quer dizer, porém, que os sinais devem ser ignorados, tratados como algo pouco preocupante. Um incômodo mínimo pode indicar a possibilidade de desenvolvimento de algum problema futuro. Como a artrose, que ocorre devido ao desgaste das cartilagens entre os ossos. Assim, a fisioterapia pode ser utilizada para sanar o incômodo, o estalo ou sinais parecidos, e então evitar o surgimento de algo maior.

Nesse caso, a fisioterapia se utiliza, por exemplo, de uma série de exercícios localizados. Isso uma vez que, em vários momentos, os sintomas já citadas surgem porque a movimentação do corpo é feita de forma incorreta. Pode ser com a “pisada” torta, o forçar do calcanhar sobre o solo, a coluna curvada, ou outras situações. No consultório médico, o especialista vai indicar atividades que poderão corrigir esses movimentos, e assim evitar dores e problemas mais graves.

Outra situação que requer o cuidado de um fisioterapeuta é a prática de esportes. Durante o exercício físico, o corpo do indivíduo sofre uma intensidade enorme de impactos. Afinal, para se manter em movimento, músculos e ossos trabalham bastante. Esse trabalho pode levar a lesões, e por isso a consulta com um fisioterapeuta pode ser realizada antes mesmo do início da realização das atividades!

Com isso, o especialista poderá avaliar a chance de ocorrência de problemas no corpo do indivíduo, ou então o início de lesões já instaladas. Com esses dados em mãos, a indicação do esporte mais adequado ao corpo será mais acertada. E assim haverá apenas benefícios com sua realização.

Os métodos da fisioterapia

Além dos exercícios propostos pela ortopedia fisioterápica, a fisioterapia se utiliza de uma série de métodos para o cuidado dos indivíduos. Como a massoterapia, que emprega técnicas de massagem para o relaxamento e tratamento dos músculos, ligamentos e mais. A acupuntura possui as mesmas capacidades, e é igualmente utilizada pelos especialistas.

Já a termo terapia e a eletroterapia trabalham por meio da temperatura. A primeira usa substância quentes e frias para a terapia, enquanto a eletroterapia consegue esse tipo de mudança de temperatura por meio da eletricidade. A mecanoterapia, por sua vez, adere a aparelhos mecânicos para alongamento e fortalecimento da musculatura. A hidroterapia promove exercícios físicos dentro da água. Diversas outras técnicas são utilizadas.

Para que o melhor método de intervenção médica seja indicado, o especialista dedica tempo especial ao diagnóstico do paciente. Mesmo que não haja uma situação já instalada, com sintomas. Para isso, o fisioterapeuta analisa exames laboratoriais, de imagem (como o raio X e a ressonância eletromagnética), e a capacidade funcional do indivíduo. Nesse último caso, a avaliação é feita por exames físicos.

Além desses, o fisioterapeuta preza a conversa médico-paciente. Por meio do bate-papo, o indivíduo pode expor seus sintomas, casos familiares de problemas e outras informações que achar relevante. Conhecendo o histórico de saúde do sujeito, o diagnóstico é ainda mais preciso. O tempo de duração dos tratamentos é definido, logo, com base em todas essas informações. Assim como pela evolução da saúde do indivíduo ao longo do tempo.

Fisioterapia no Paraíso

O Paraíso é um bairro nobre da cidade de São Paulo, localizado entre a Avenida Paulista e o Parque do Ibirapuera. Surgido de uma grande propriedade rural – a  “Chácara do Sertório” – a área foi loteada em 1886. O nome da região tem origem no “Largo do Paraíso”, área que hoje é ocupada pela Praça Osvaldo Cruz.

Para aproveitar de todos os benefícios da fisioterapia no Paraíso, você pode entrar em contato conosco. Marque sua consulta e cuide bem da sua saúde!